
O MdD: Movimento pela Democratização da Democracia propõe às Câmaras Municipais de Portugal que homenageiem Alexei Navalny enviando uma mensagem de apoio à democracia e aos direitos humanos, inspirando os democratas russos e a causa da democracia e dos direitos humanos em todo o planeta apelando assim a um futuro melhor para a Rússia.
Navalny foi um líder da oposição e ativista anticorrupção que liderou a oposição política contra o presidente russo, Vladimir Putin, durante mais de uma década. Putin tentou silenciá-lo com o veneno “novichok” em 2020 e, mais tarde, através de prisão num local remoto na Rússia, onde haveria de morrer a 16 de fevereiro em circunstâncias consideradas – no mínimo – como muito suspeitas.
Propomos assim que a autarquia local homenageie Alexei Navalny:
1. Concedendo a Navalny um título honorífico póstumo: “Cidadão Honorário” ou “Prémio da Liberdade”, em reconhecimento pela sua luta pela democracia e direitos humanos na Rússia.
2. Organizando um evento público, como um concerto, uma palestra ou uma exposição, para celebrar a vida e o trabalho de Navalny.
3. Dando o nome de “Alexei Navalny” a uma rua, praça, jardim ou outro local público para homenagear a sua memória e legado.
4. Criando uma bolsa de estudos para estudantes que demonstrem um compromisso com os valores da democracia e dos direitos humanos, em homenagem a Navalny.
5. Aprovando uma resolução condenando o governo russo pela sua repressão sistemática e violenta à dissidência e exigindo a libertação de todos os presos políticos actualmente sob detenção na Rússia.
Desta forma a cidade seguirá outros exemplos internacionais como os de
Paris que, em 2018, concedeu o título de “Cidadão Honorário” a Nelson Mandela; Olso, que concedeu o Nobel da Paz a Martin Luther King Jr.; Nova York , em 2021, criou uma bolsa de estudos em nome de Ruth Bader Ginsburg. Mais recentemente, a oposição húngara propõs a concessão de “Rua Alexei Navalny” a uma rua de Budapeste e a 16 de fevereiro os senadores norte-americanos Bill Cassidy, MD (R-LA) e Dick Durbin (D-IL) anunciaram legislação para renomear uma seção da rua perto da residência do embaixador russo nos Estados Unidos como “Alexei Navalny Way”.
Recordamos ainda que a Rússia tem consulados honorários no Porto, Faro, uma secção consular na Av. das Descobertas, em Lisboa, para além da embaixada na Visconde de Santarém, também na cidade de Lisboa.
Deixe um comentário